5 dicas para escolher os óculos de grau perfeitos para o seu estilo

Apesar de ser indiscutível a importância de escolher um bom óculos de grau, normalmente o dia a dia é tão corrido que os problemas oftalmológicos passam despercebidos, ou até são mal resolvidos por óculos de baixa qualidade que, na realidade, fazem mais mal do que bem.

Quando finalmente vamos à ótica e partimos para a compra, nos deparamos com tantos modelos para tantos rostos e estilos que, apesar de ser uma tarefa fácil, pode parecer confuso decidir pela armação certa. Por isso, falar sobre saúde dos olhos e explicar a importância do cuidado com a escolha dos seus óculos é fundamental. 

Hoje vamos te ajudar nessa jornada, apresentando algumas dicas para escolher a melhor opção. Do estilo à qualidade, os seus óculos precisam refletir você. De fato, a vida é acelerada, mas cuidar dos seus olhos da forma correta é poupar tempo.

A importância de saber escolher os óculos de grau

Quem usa óculos de grau sabe que a maior parte do dia você vai passar com eles no rosto, então a escolha tem que ser no mínimo bem acertada. Comprar óculos a preços baixos pode ser fácil, mas visar apenas o valor não é o ideal. As lentes de má qualidade podem causar muitos danos à visão; um agravamento do seu problema custa, no futuro, bem mais do que o dinheiro de um óculos de qualidade comprado em primeira mão. Então se atente  também para a hora certa de trocar as lentes! 

As doenças oculares, em geral, são progressivas e “silenciosas” pois, por vezes, apresentam poucos sintomas e sensações que podem ser confundidas com outras doenças: dores de cabeça, cansaço, dores nos olhos, etc. Postergar a resolução do problema só equivale a muito estresse.

Além disso, os óculos podem ser entendidos como acessórios do seu estilo, tendo até um certo status fashion, então a importância do cuidado na escolha também está em lembrar de associar os que combinam com a sua personalidade e os que têm a maior qualidade possível. 

Cinco dicas para escolher os óculos de grau perfeitos

O mundo dos óculos tem modelos, cores, tipos de materiais e lentes variados, sendo assim, é possível cometer alguns erros na hora de bater o martelo ao trocar as lentes. É importante respeitar o seu gosto pessoal e personalidade, enquanto atenta para uma armação confortável e que cumpra o seu objetivo principal: cuidar da saúde ocular. Por saber que muitas pessoas têm essas dificuldades, vamos apresentar algumas dicas para te ajudar: 

Respeite o formato do seu rosto 

Há sempre uma armação que se adequa mais ao seu formato de rosto:

  • Rostos quadrados alinham muito bem com óculos redondos ou ovais, armações metálicas e suaves. 
  • Rostos ovais podem abusar das armações maiores, pontudas e mais largas.
  • Rostos redondos se adequam aos óculos quadrados, retilíneos, marcantes e com design forte.
  • Rostos triangulares ficam bem com armações estreitas, ovais, quadradas e sem aro.
  • Rostos em formato de coração podem optar por modelos quadrados, retangulares e ovais, mas menores.

Lembre-se: o importante é que você se sinta bem com a armação de sua preferência pessoal. Mas se quiser saber mais sobre o tema, nós falamos sobre diferentes tipos de óculos para variados formatos de rosto no nosso artigo. É só clicar e conferir! 

Defina qual material é adequado para a sua armação

A escolha do material para a armação dos óculos é um aspecto mais funcional: você deve considerar o conforto e a durabilidade. Vamos te apresentar alguns tipos: 

  • Armação metálica – As armações metálicas são modernas e suaves. Muitas delas são feitas de titânio, um material que garante uma grande resistência, durabilidade e leveza.
  • Armação de acetato – São resistentes, flexíveis e proporcionam proteção, bastante indicadas para lentes espessas.
  • Armações emborrachadas – Mais comuns em óculos infantis, proporcionam baixo risco de acidentes.

Defina o material da lente

Na hora de escolher o material da lente para os seus óculos de grau, o principal aspecto a levar em conta é a saúde dos seus olhos. Vamos falar agora sobre os materiais das lentes:

  • Resina – São lentes com alto índice de refração, recomendadas para quem tem avançado grau de hipermetropia ou miopia. 
  • Acrílico – São leves, privilegiam a beleza dos óculos e são duráveis.
  • Trivex – Com bastante nitidez e alta resistência contra impactos, são ideais para esportistas e pessoas mais suscetíveis a deixar os óculos caírem.
  • Policarbonato – Proporciona lentes finas e resistentes, é uma das mais indicadas para óculos infantis.

Escolha o que se adequa ao seu estilo

Queremos te apresentar o nosso artigo sobre as armações e tipos de óculos que estão na moda em 2021. Nele, você vai encontrar uma grande variedade de estilos e pode avaliar com qual se sente mais identificado. Mas queremos também te lembrar que a moda muda sempre, então não foque apenas nas tendências! Descubra o que mais se adequa à sua personalidade e gosto pessoal.

Escolha as proteções adequadas para a sua lente

Lentes de qualidade podem proporcionar várias proteções: antirisco, proteção UV, luz azul, antirreflexo e outras. Você pode optar pelo que acha mais importante para o seu dia a dia, pois são algumas maneiras de facilitar a adaptação e incrementar a proteção com os novos óculos. 

Os seus amigos óculos estão sempre com você. O ideal é o que é perfeito para o seu dia a dia, aliado às suas necessidades refrativas e adequado ao seu estilo. É muito importante ter profissionais capacitados para te ajudar nessa escolha! 

Se ainda tem dúvidas ou quer encontrar os óculos ideais para você, a Ótica Econômica tem consultores disponíveis para te ajudar! Nós privilegiamos o atendimento humanizado e personalizado, com consultores especializados para auxiliar os clientes em todas as etapas. Conte com a nossa equipe para cuidar da saúde da sua visão!

Facebook Comments

Menu