A luz azul é prejudicial à nossa visão?

A luz azul agora faz parte do nosso dia a dia. Ela está presente nos celulares, computadores, tablets… São ferramentas de diversão, trabalho e de constante visualização. Mas, a longo prazo, como elas agem na visão?

Siga a leitura para entender como a luz azul pode prejudicar os seus olhos e como proporcionar ao seu corpo uma maior proteção. Boa leitura!

O que é a luz azul?

A luz azul é a responsável pela claridade, está dentro do espectro de luzes visíveis pelos nossos olhos. Pode vir dos raios solares ou dos aparelhos digitais. Por sua alta quantidade de energia, é também chamada de high-energy visible light ou pela sigla HEV.

Os aparelhos que possuem essa luz fazem parte da nossa rotina de forma constante, seja como ferramenta de trabalho e entretenimento. Apesar disso, a maioria das pessoas acham que apenas a luz UV pode danificar os nossos tecidos – é uma informação errada, pois a luz azul visível também pode causar grandes danos aos olhos. Ela é quase inteiramente não filtrada ao passar pelo olho, e acaba atingindo a retina.

Efeitos causados pela luz azul

Como falamos, de fato, a luz azul é prejudicial à nossa visão.

Conheça algumas das diversas consequências negativas que a luz azul pode trazer para essa região:

  • Causa inflamação dolorosa da conjuntiva e da córnea

A inflamação da conjuntiva (conjuntivite) e da córnea também pode ocorrer ou ser facilitada pelo contato constante com a luz e a desidratação dos olhos.

  • Pode produzir catarata

A luz azul constante pode danificar os olhos a ponto de causar lesões no cristalino e gerar catarata.

  • Pode causar lesões na retina, causando a degeneração macular


A exposição contínua à luz azul afeta as células que compõem a mácula (pequena parte da retina), comprometendo a visão irreparavelmente.

Como se proteger da luz azul?

Agora, vamos para as nossas dicas práticas. O ideal é diminuir o tempo de tela, mas, se a luz azul faz parte constante do seu dia a dia e se a tecnologia está totalmente inserida na sua vida, você precisa se proteger mesmo que não abra mão dos seus aparelhos digitais.

A melhor forma de se proteger sem retirar o uso dos aparelhos é aderir produtos que atuem a favor da sua visão:

  • Óculos de sol

O uso de óculos de sol (100% de proteção UV) é totalmente recomendado para a proteção dos olhos em ambientes exteriores, e garante mais saúde para a sua visão no total. 

Confira aqui as melhores opções de óculos para proteção solar.

  • Lentes com filtro para luz azul

Óculos com lentes que possuem filtro para luz azul evitam os danos e protegem a saúde ocular. O filtro age absorvendo a luz emitida pelas telas, proporcionando maior nitidez à visão e descansando os olhos.

  • Jamais use óculos falsificados

Os óculos falsificados e de má qualidade, além de não oferecerem proteção nenhuma, prejudicam a sua visão. No caso dos óculos de sol, a luz irá queimar mais ainda os seus olhos, já que eles não perceberão a claridade e não se protegerão fechando a pupila. 

Entenda melhor os perigos dos óculos falsificados aqui.

  • Mantenha a hidratação dos seus olhos

Lembre-se de piscar e use colírios para hidratação. Claro, sempre recomendados pelo seu oftalmologista. Ele mesmo irá receitar os colírios bons para quem está constantemente exposto à luz azul. 

É essencial escolher os melhores produtos para que a sua visão tenha sempre o cuidado ideal com a maior qualidade. Para isso, conte com a Ótica Econômica! Nós temos uma equipe capacitada, especializada e que oferece produtos personalizados para te acompanhar na sua rotina diária. Fale conosco!

Facebook Comments

Menu