Aumentando a durabilidade dos seus óculos: dicas e cuidados para o dia a dia

Os cuidados com os seus óculos de grau vão além dos cuidados com um objeto comum, pois são  um aparelho que protege a sua saúde ocular. As lentes não são apenas acessórios, elas proporcionam funcionalidade para que sua saúde esteja garantida através do bom estado dos óculos. Em casos de arranhões, armações tortas ou quebradas, a qualidade do uso fica danificada. Ou seja, a sua saúde ocular está diretamente ligada ao estado das suas lentes. Por isso, vamos te explicar como aumentar a durabilidade dos seus óculos. 

Por que aumentar a durabilidade dos seus óculos de grau?

Além de prejudicar a principal funcionalidade dos óculos, que é cuidar da saúde dos seus olhos, a falta de cuidados diminui a durabilidade das lentes, ocasionando em mais custos indevidos. Muitas pessoas perdem as contas de quantas vezes trocam as lentes e gastam dinheiro mesmo quando os óculos anteriores foram comprados há pouco tempo.  

Ou seja, não importa qual tipo de lente você usa, a saúde dos seus olhos está sempre ligada ao modo como você cuida dos óculos. Quando você aplica os cuidados necessários, está fazendo bem aos seus olhos e ao seu bolso. Além disso, por vezes não fazemos ideia dos riscos que arranhões na lente trazem  para os nossos olhos. É sempre bom prevenir para não ser surpreendido depois. 

Cinco dicas para cuidar dos seus óculos no dia a dia

São tantas informações e manias sobre as formas de limpar os óculos que fica difícil identificar o que realmente funciona. Em alguns casos, a limpeza mal feita pode acabar prejudicando ainda mais. É normal que muitas informações circulem, pois os óculos acabam ocupando um grande espaço na nossa rotina e precisamos limpar, manusear e guardar sempre. É muito importante aprender as formas corretas de cuidar das lentes. Vamos partir para as dicas! 

1. Como fazer a limpeza das lentes de forma certa?

Essa é uma grande dúvida. O suor, o constante manuseio, o sal do vento que vem da praia e várias outras sujeiras atacam as lentes e impedem que vejamos com qualidade. Então, qual é a forma certa de limpar?

Antes de tocar nas lentes para lavar os óculos, lave bem as mãos. Seque com uma toalha ou lenço, evitando pelos. Para lavar as lentes, molhe e passe sabão neutro, transferindo depois para a água corrente. Lembre-se que produtos sem PH neutro podem ser prejudiciais.

As lentes precisam ser limpas regularmente. O ideal é passar o tecido de microfibra que normalmente vem junto com os óculos, pois outros panos podem conter poeira ou até sedimentos que arranham as lentes – nada daquela limpada na camisa num dia apressado de trabalho!

Caso passe muito tempo perto de ambientes que embaçam, é interessante também usar soluções anti-embaçante. É também muito importante ir ao menos duas vezes ao ano em uma ótica para efetuar a limpeza com máquinas adequadas – esse cuidado renova a sua lente.

2. Deixe seus óculos sempre com as lentes voltadas para cima

A maneira com que as lentes estão posicionadas é mais importante do que parece. Nunca repouse os óculos com as lentes para baixo, pois isso facilita arranhões e outros problemas. O ideal é guardar os óculos em um estojo, mas, se não tiver a possibilidade no momento, deixe as lentes para cima.

3. Mantenha os óculos no estojo

A maneira de manusear e guardar os óculos também faz parte do cuidado, pois as lentes jogadas em qualquer lugar estão expostas ao calor, poeira e outras sujeiras, o que desgasta inclusive as armações. É importante manter os óculos dentro do estojo, onde estão bem armazenados, e de preferência com as lentes voltadas para cima.

4. Evite deixar suas lentes expostas ao calor

Já falamos sobre os cuidados com óculos de sol, que inclui  não deixar as lentes expostas ao calor. O mesmo serve para óculos de grau. Na realidade, previna que o seus óculos fiquem perto de respingos, produtos químicos, churrasqueiras, secadores e outros materiais que você percebe facilmente que são prejudiciais. Óculos em geral e principalmente óculos com tratamentos especiais, como antirreflexo, são muito danificados pelo calor.

5. Retire os seus óculos do rosto segurando firmemente em ambas as hastes

O manuseio também define bastante o estado dos seus óculos. Pode ter acontecido, inclusive, de uma armação ficar amolecida ou entortada por tantos manuseios incorretos. Então, ao colocar ou retirar os óculos, não encoste os dedos nas lentes e segure nas duas hastes ao mesmo tempo.

Cuidar bem dos seus óculos é cuidar bem dos seus olhos. Para que o cuidado seja total, escolha lentes de qualidade e ideais para o seu problema de vista. Se ainda tem dúvidas sobre qual lente é a melhor para você, nós temos um artigo que com certeza vai te ajudar. E, se as suas lentes já estão muito desgastadas, também podemos te ajudar a entender se é hora de trocá-las. O importante é implementar esses cuidados a partir de agora e manter a saúde dos seus olhos em dia. 

As armações e materiais são determinantes para que os seus óculos sejam duráveis. É importante ter um serviço de alta qualidade para adquirir lentes de boa durabilidade! Por isso, trabalhamos com as principais marcas e tecnologia com métodos de ponta para análise do seu problema ocular. A nossa especialidade é cuidar da sua visão!

Facebook Comments

Menu