Como ajudar as crianças a se adaptarem aos óculos novos?

O seu filho está coçando os olhos, aproxima muito o rosto da televisão, computador ou tarefa da escola, e reclama de dores de cabeça: é quando você percebe que ele precisa de óculos. 

O uso dos óculos infantis pode parecer um desafio, mas não é. Nós já falamos sobre a hora certa de comprar os óculos para  seus filhos no nosso artigo, e  agora queremos te ajudar na próxima fase: como passar pelo processo de adaptação das crianças aos óculos novos?

A importância da qualidade da visão

A importância da visão já é entendida por todos, pois é parte essencial do nosso corpo e da nossa rotina. Mais do que nunca, o home office lembrou – o quanto o cansaço dos olhos pode afetar a vida. Mas, e para as crianças, o quanto o cuidado com a visão é importante nessa fase?

O desenvolvimento da visão é prioritário nos primeiros anos da vida, sendo crucial entre os sete e oito anos. A visão está ligada ao desenvolvimento das áreas cerebrais, além da construção do entendimento sobre a sociedade, a vida e tudo o que a criança está experienciando no seu crescimento. 

O uso correto dos óculos durante a infância é fundamental, interferindo na qualidade de vida e qualidade da visão que a criança terá na fase adulta. O desempenho escolar e de carreira também estão ligados à saúde dos olhos. 

Dicas que podem facilitar o processo de adaptação

Agora vamos falar sobre a prática da adaptação da criança ao uso dos óculos, principalmente por causa do incômodo e as reclamações que esse processo pode causar no início.

Para trazer mais tranquilidade para a fase e acalentar os corações dos papais e mamães, trouxemos algumas  dicas:

Fale sobre os óculos como uma novidade – Crianças podem ser muito animadas com novidades. Amam explorar, conhecer, e têm interesse despertado pelo que é novo. Valorize a novidade e faça parecer divertido, nada exaustivo ou chato.

Apresente outras crianças usando óculos – Seja por fotos, filmes ou pessoalmente, o seu filho vai achar mais interessante os óculos ao ver outros pequenos usando. Esse processo também desfaz a estranheza do objeto, pois usar óculos será legal. 

Escolha o modelo junto com a criança – Para ser ainda mais divertido, é importante que a criança faça parte da decisão. Seu filho vai preferir usar algo que ele mesmo escolheu e que o interessa. A criança deve escolher a temática, forma, cor e tamanho.

Mantenha a melhor abordagem – Calma e paciência são chave para o processo de adaptação. O ideal é ter sempre atitudes positivas, passando essas sensações para a criança. A novidade aos poucos vai passar, dando início às fases de costume e rotina. 

Use palavras positivas – Elogie a criança quando ela estiver fazendo o bom uso do óculos, pois isso facilita e incentiva o processo. Brinque, diga que a criança está bem de óculos, compare-a a animações ou personagens que ela gosta.

É claro, escolher os óculos com a criança não significa escolher quaisquer óculos. As crianças correm, brincam, e precisam de uma armação resistente. É importante até mesmo manter aqueles óculos de reserva, só para o caso de imprevistos.

O comportamento dos pais é decisivo para a adaptação dos filhos, especialmente se um dos familiares já usa óculos. Aproveite para influenciar o seu filho de maneira positiva, entrando na brincadeira de estimular os cuidados com a visão.

Para te ajudar na jornada de adaptação, os profissionais da Ótica Econômica estão a postos para apresentar nossa linha infantil e ajudar você e o seu filhote a escolher o melhor óculos Fale com a nossa equipe!

Facebook Comments

Menu