Como saber se o meu filho precisa de óculos?

Cuidar da visão é muito importante desde cedo, e pesquisas apontam que crianças em idade escolar têm tido cada vez mais problemas de visão. Pode ser muito difícil para os educadores, familiares ou responsáveis identificar quando os pequenos estão precisando de uma consulta oftalmológica e uma visita à ótica, e esses problemas podem afetar o rendimento escolar dos estudantes, além de incomodar bastante. Como saber se o seu filho precisa de óculos? Confira as nossas dicas!

O seu filho costuma coçar muito os olhos?

Incômodos oculares dificultam muito o dia a dia, resultando em lacrimejamentos e vontade de coçar os olhos. O cansaço dos olhos pode estar associado a doenças como conjuntivite, olhos secos, alergias… É uma indicação de que o oftalmologista precisa ser consultado. 

Sensibilidade à luz

A fotofobia ou sensibilidade à luz, é o desconforto provocado pela luz artificial ou natural nos olhos. A fotofobia tem vários níveis e pode ser provocada por outras doenças, tais como: infecções, alergias ou inflamações, inclusive após o uso constante de lentes danificadas. O fato é que, se o seu filho demonstra muito incômodo com a luz, é hora de procurar um oftalmologista. 

Dores de cabeça constantes

Se a criança costuma reclamar de dor de cabeça após episódios em que precisa esforçar a visão, é bem possível que precise de óculos. A dor de cabeça costuma surgir após a necessidade de focar a visão por problemas como hipermetropia, miopia e astigmatismo, por exemplo.

Tropeções e quedas causadas pela dificuldade de enxergar 

Esbarrões são comuns para quem tem problemas de visão e não está ainda com os óculos ideais. Por isso, se o seu filho tropeça com frequência, não consegue enxergar bem os degraus da escada, presta muita atenção nos próprios passos (anda de cabeça baixa) ou até cai algumas vezes, podem ser sinais de que você precisa levá-lo ao oftalmologista. 

Olhar tudo muito de perto

O seu filho ou filha fica grudado na televisão? Precisa ver tudo bem de perto para sentir que está enxergando? É bem provável que ele ou ela precise de óculos. É comum que as crianças fiquem muito perto das telas para conseguirem enxergar direito quando têm alguma alteração ocular.

As crianças nem sempre conseguem explicar exatamente o que estão sentindo, então os papais e mamães precisam ficar atentos para os possíveis sinais. Independentemente, é sempre importante ter consultas rotineiras ao oftalmologista e priorizar óticas com equipes especializadas. O médico fará o diagnóstico e o uso de lentes corretivas com certeza vai ajudar nos sintomas. 

A Ótica Econômica cuida disso para você! Conte com a nossa equipe para confeccionar as lentes e a armação otimizadas e ideais para o rosto dos seus pequenos.

Facebook Comments

Menu