Cuidados especiais com a saúde ocular na terceira idade

Na fase da terceira idade, o processo de envelhecimento já está ocorrendo nos olhos, então é hora de atentar ainda mais para a tão importante saúde ocular. Há cuidados específicos para essa época, e nós queremos que você esteja por dentro de todos para cuidar muito bem dos seus olhos. Confira!

A importância de cuidar da saúde ocular na terceira idade

Os problemas de visão ficam mais frequentes a partir dos 40 anos de idade para a maioria das pessoas. Nessa fase, o cristalino (a lente dos olhos, que é refrativa, aumenta e diminui graus, foca e etc.) se torna menos flexível, o que desfoca a visão.

A vista cansada e outros quadros mais graves como a catarata podem se tornar presentes. Como resposta, idosos costumam esfregar mais os olhos e até mesmo usar remédios sem prescrição, grandes erros.

Com as alterações decorrentes do processo de envelhecimento, o ideal é aumentar os cuidados com a visão, tentando evitar que as alterações do envelhecimento se agravem. Siga a leitura para entender esses cuidados na prática.

As principais doenças oculares na terceira idade

Conheça agora algumas doenças que acometem com mais facilidade a terceira idade:

Glaucoma 

Uma das doenças mais comuns na terceira idade. Ocorre por causa do aumento da pressão intraocular, o que pode resultar em lesões no nervo óptico e perda da visão.

Catarata

Acontece por causa da perda de transparência do cristalino, onde a nossa lente se torna opaca e menos flexível. Também é uma doença comum que pode resultar na perda de visão.

Além dessas, também é comum a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DRMI), que é quando ocorre a degeneração da mácula (região da retina responsável pela visão dos detalhes). É mais frequente em pessoas acima dos 60 anos.

Se quiser saber mais sobre esses e outros problemas de visão mais comuns, leia aqui.

4 dicas para você cuidar da sua saúde ocular

Existem vários passos para evitar as doenças que chegam após a terceira idade, como evitar coçar ou esfregar os olhos e não usar remédios sem a indicação do oftalmologista. É claro, o ideal é descansar a visão, moderando no uso constante das telas.

Confira as nossas dicas mais aprofundadas sobre esses e outros cuidados:

Vá ao oftalmologista e faça exames oculares regularmente

Todas as pessoas devem ir ao oftalmologista, mas, com o avanço da idade, essas visitas precisam se tornar mais frequentes. Na terceira idade, os olhos passam por diversas alterações musculares e morfológicas que precisam ser averiguadas.

Doenças como diabetes e hipertensão arterial também podem contribuir para os danos à visão, e, para evitar que os problemas se agravem, é preciso ter um médico cuidando e monitorando da forma adequada.

Tenha hábitos saudáveis

Boa alimentação e atividades físicas também são importantes para os olhos. Além de evitar as já citadas hipertensão e diabetes e várias outras doenças que podem agravar os danos à sua visão, uma boa qualidade de vida é importante para a inteira saúde do corpo.

Use óculos de sol

Os óculos de sol são importantes para a sua saúde!

Use sempre os óculos escuros em locais com grande luminosidade, onde os efeitos dos raios UV podem prejudicar os seus olhos.

Os raios UV podem causar degeneração macular, pois entram profundamente nos olhos.

 Utilize os medicamentos adequados

Jamais se medique sem que um médico passe o remédio, e também faça o uso correto das medicações que deve tomar. São duas regras de ouro.

De fato, medicações inadequadas podem contribuir para que os problemas de visão se agravem com o tempo. De preferência, use o celular como despertador para a hora da medicação ou utilize outro tipo de lembrete.

Não deixe esses cuidados para depois! Reforce essas proteções e conte com uma lente de qualidade para que os seus olhos sempre tenham a melhor saúde. Nós estamos aqui para reforçar a segurança da sua visão, então conte com a Ótica Econômica: temos as melhores lentes com qualidade comprovada e uma equipe capacitada para te ajudar.

Facebook Comments

Menu