Cuidados para a durabilidade dos óculos de sol

Como cuidar dos óculos de sol?

Com o sol forte, costumamos andar sempre com os nossos óculos. Vamos para todos os lugares, expondo as lentes à poeira, fumaça, areia e tudo o que nos rodeia e, por isso, pode ocasionar arranhões, danificar ou quebrar as lentes e armações. Como proteger esses que nos ajudam tanto protegendo os nossos olhos?

Saiba como cuidar bem dos óculos de sol

Os nossos parceiros do verão tornam o visual mais estiloso enquanto protegem a nossa visão e suavizam o incômodo do sol forte. Porém, eles também precisam de cuidado, por isso, a Ótica Econômica separou quatro dicas para você:

Não deixe resíduos nas lentes

Os óculos de sol estão sempre expostos a substâncias prejudiciais e calor excessivo: sol, areia, fumaça, cloro, poeira, bronzeadores ou até o protetor solar… É preciso lembrar de, quando chegar em casa, limpar as lentes e a armação, eliminando as impurezas.

Lave as lentes corretamente

Utilize sabão líquido neutro ou soluções específicas para óculos sem álcool e água corrente para a limpeza adequada, secando com um tecido macio e sem pelos. Retire bem a areia ou qualquer resíduo pelo menos uma vez por semana – além daquelas limpezas especiais quando você está voltando da praia ou da piscina. A água deve estar em temperatura ambiente e jamais vinda do mar ou da piscina, pois água salgada ou cloro são corrosivos e danificam as lentes e a armação.

Mantenha uma rotina de limpeza

No dia a dia, pegamos o primeiro tecido que está na nossa frente e tentamos limpar as lentes do óculos. Qualquer camisa, casaco ou lenço que estivermos usando com certeza não servem para uma limpeza adequada, podendo estragar as lentes. Também não use lenços de papel, e jamais passe qualquer tecido sem que a lente esteja lavada, pois podem fazer riscos nas lentes quando a impureza gruda na superfície. Use de preferência um pano de microfibra que esteja limpo e que seja lavado sem amaciante. Lenço de papel apenas ultramacios e jamais use qualquer produto (nem mesmo limpa-vidros), saliva ou soluções com álcool. Existem produtos específicos para limpeza de lentes. São baratos e práticos!

Não dispense a caixinha/estojo dos óculos! 

Dispensar as caixinhas dos óculos é um erro, pois acabamos colocando os óculos na cabeça, o que apesar de ser prático e até bonito, expõe as lentes à sujeiras ou ventos que podem derrubá-lo e até mesmo afrouxar os parafusos da armação. 

Também não é boa ideia deixar o óculos no cordão pendurado no pescoço, sempre suscetível a qualquer abraço apertado que o quebre ou qualquer sujeira. Amassar os óculos, desalinhando as lentes, sujar ou arranhar também faz mal para a sua visão. Guarde sempre as lentes nas caixas apropriadas, protegendo também do sol. 

Sim! O calor em excesso faz mal para o revestimento nas lentes ou pra própria armação, então quando ele fica solto em cima da toalha de praia ou dentro do porta-malas ou porta-luvas, você pode estar prejudicando muito os óculos. De preferência, coloque dentro da caixinha e dentro da bolsa na sombra.

Gostou das dicas? Lembre-se: óculos de sol sem proteção UV não protegem e até danificam os seus olhos. Óculos de sol são a melhor recomendação para cuidar dos seus olhos e da pele sensível ao redor deles. E lembre-se: apenas óculos com proteção UV filtram os raios nocivos à nossa saúde.

Conte com a Ótica Econômica para encontrar as lentes e armações ideais para você, com a qualidade e proteção que você precisa. Somos especialistas em cuidar bem da sua visão!

Facebook Comments

Menu