Cuidados que você deve ter com as suas lentes de contato

Muitas pessoas preferem o uso das lentes aos óculos. Seja por questão de praticidade, estética, necessidade ou simplesmente melhor adaptação.

As lentes são uma ótima solução para corrigir diversos problemas, como o astigmatismo, a miopia ou hipermetropia. São utilizadas em todo o mundo, e, para aproveitar todos os benefícios dessa utilização, é preciso tomar alguns cuidados necessários.

Usando as suas lentes corretamente, você vai se adaptar tão bem que até esquecerá que está com elas. Continue a leitura para saber como fornecer os cuidados adequados!

A importância dos cuidados com as lentes de contato

É preciso ter um cuidado diário e minucioso com as suas lentes de contatos, mas não se preocupe, não é difícil nem tomará muito tempo. As lentes de contato são muito práticas, confortáveis e mantêm a leveza da sua estética, mas precisam ser bem manipuladas, para que não sejam contaminadas.

As lentes são colocadas diretamente nos seus olhos, sobre a córnea. Alguns fungos, sujeiras ou bactérias que se instalam em lentes mal higienizadas podem prejudicar a sua visão e, para evitar problemas com a saúde dos seus olhos, existe uma manutenção que deve ser feita diariamente

Além disso, há lentes que são usadas em casos mais específicos, como recuperação de procedimentos cirúrgicos. Nesses casos, o cuidado tem que ser ainda maior. Para te ajudar na manipulação diária das suas lentes, confira logo abaixo o que você deve fazer. Acompanhe as dicas!

Os principais cuidados para realizar com as lentes de contato

Vamos logo para a prática! Confira os principais cuidados diários: 

1. Tenha cuidado com o estojo das suas lentes

Mesmo que você conserve uma boa limpeza das suas lentes, pode estar negligenciando essa higiene por causa da falta de manutenção do estojo, que deve ser limpo todos os dias.

Lembre-se também que esse estojo deve ser trocado mensalmente ou no mínimo a cada três meses, e mantido sempre limpo e seco quando estiver vazio, já que costumam estar constantemente úmidos no resto do tempo.

2. Manuseie as lentes sempre com as mãos limpas

Deve-se lavar bem as mãos antes de tirar ou colocar as lentes para evitar contaminações. Qualquer manuseio deve ser feito com a máxima higiene, para não contaminar nem as lentes, nem o estojo. 

Para que a higiene seja correta, recomendamos que use sabão neutro e água corrente, secando as suas mãos naturalmente ou com uma toalha limpa que não solte pelos. Além disso, essa simples e importante prática evita que vestígios de sujeira possam grudar nas suas lentes e incomodar os seus olhos.

3. Não se deve tomar banho com as lentes

Mais uma vez, cuidado com possíveis contaminações!

Ao tomar banho, eliminamos e “soltamos” vários microrganismos, além de estarmos em um ambiente úmido, com muito vapor à solta. É um espaço em que vários microrganismos como fungos, vírus, parasitas e bactérias flutuam e podem contaminar a sua lente.

Além disso, os produtos que utilizamos para o banho, como shampoo, sabonetes, cremes e condicionadores são prejudiciais aos olhos, e para evitar complicações, deve-se tomar banho sem as lentes.

4. Para se maquiar ou usar qualquer produto no rosto, deve-se colocar as lentes antes

Na hora de se maquiar ou passar produtos no rosto, você deve colocar as lentes antes, já que isso garante que as suas mãos e o seu rosto estão completamente livres dos resíduos da maquiagem. 

Depois, no fim da noite, após retirar a maquiagem, aí sim você pode retirar as lentes. Prefira produtos hipoalergênicos para que não irritem os olhos, e também produtos em creme ou gel.

5. Não durma com as lentes de contato

Apesar de ser uma ação comum para muitas pessoas, é um erro dormir com as lentes. Elas não devem ficar nos seus olhos por mais de 16 horas em um dia. Você deve sempre retirá-las antes de se deitar, já que o mau hábito de deixá-las pode resultar em problemas na córnea.

6. Cuidado com prazo de validade das lentes de contato

Sim, as lentes têm um importante prazo de validade! São desenvolvidas com tecnologias que possuem uma determinada durabilidade, e, após a perda da validade, podem perder os mecanismos que corrigem o seu problema de visão, além de tornar os seus olhos mais vulneráveis para certos problemas oculares.

O prazo depende de qual é o tipo da lente, algumas têm prazos de dias, outras semanas ou meses. Respeite esse período e siga sempre as recomendações dos médicos.

Por fim, lembre-se da importância de adquirir lentes com qualidade certificada e indicada pelo seu oftalmologista. Em caso de qualquer problema, suspenda o uso imediatamente e procure o seu médico. 

Sem os devidos cuidados, algumas doenças oculares, como conjuntivite, úlceras, ceratite e outras podem atingir os seus olhos. Precisa saber mais sobre lentes de contato para evitar erros durante o uso? Confira o nosso artigo sobre mitos e verdades.

Quer aproveitar toda a liberdade das lentes com confiança na qualidade do produto? A Ótica Econômica te ajuda! Temos lentes de qualidade e uma equipe capacitada para te acompanhar. Fale conosco!

Facebook Comments

Menu