Dicas e cuidados para adaptar-se aos óculos novos

A adaptação aos óculos sempre gera dúvidas. Desde os novos usuários até os que já usavam óculos, mas precisam trocar as lentes, todos têm algumas perguntas sobre o período da adaptação.

Para esclarecer as suas dúvidas, hoje nós vamos dar dicas sobre quais cuidados são necessários e o que pode acontecer nesse período. Boa leitura!

É preciso de tempo para adaptar-se aos novos óculos de grau

Quem nunca teve que mudar costumes na vida? Seja uma reeducação alimentar, atividades físicas, mudanças na rotina ou no trabalho… É o mesmo sobre os seus novos óculos de grau: precisa-se ter persistência e constância para que vire hábito.

Caso você nunca tenha usado óculos, o processo pode ser intenso, já que o costume nunca existiu. É importante lembrar que não usar os óculos com constância, além de atrapalhar o seu tratamento, também pode gerar mais desconfortos.

É comum sentir alguns sintomas como cansaço nos olhos, distorções nas imagens ou náusea. O processo de adaptação dura até 15 dias, mas não significa que ao fim do processo os cuidados acabaram: é importante manter alguns hábitos com o novo acessório. Lembre-se que, se os sintomas persistirem após 15 dias, é hora de ir a um oftalmologista. 

Quais os principais cuidados com os novos óculos?

Agora vamos falar sobre dicas práticas. Conheça os principais cuidados para ter com os óculos novos

  • Tenha certeza que a sua DNP foi medida

A DNP é a “distância das pupilas em relação ao nariz” ou Distância Naso Pupilar. É a medida em milímetros entre a pupila de cada olho e o nariz. Essa medida determina a centralização das suas lentes, ou seja, sem o cálculo correto, se adaptar se torna quase impossível.

  • Verifique se a armação que você escolheu serve no seu rosto 

A armação não deve ficar apertada ou caída, o tamanho e o formato devem ser os corretos, pois um erro pode interferir na boa adaptação aos óculos. O material com o qual a armação é feita também determina o nível de conforto durante o uso.

Quer saber qual armação é ideal para o seu tipo de rosto? Confira aqui!

  • Não faça óculos novos com uma receita antiga

As receitas devem ser usadas em no máximo seis meses, pois o grau pode mudar. Mas, apesar dessa “validade”, o ideal é fazer os óculos em no máximo três meses depois da consulta.

  • Confira que as lentes que está comprando possuem certificado de autenticidade e garantia

O certificado de autenticidade e a garantia são necessários na hora da compra dos óculos. Caso algum problema ocorra, você poderá trocar os óculos ou pedir devolução.

Quer entender mais sobre quais são os tipos de lentes para óculos? Nós te explicamos aqui.

  • Sempre leve os seus óculos novos para seu oftalmologista 

A maneira essencial de conferir que tudo isso está certo é ir ao oftalmologista mostrar os seus novos óculos. Ele irá conferir a posição, o grau, a armação e tudo o que for necessário, garantindo que os óculos são de fato ideais para você.

Após receber os óculos, é importante saber quais cuidados diários serão necessários com a sua armação. Confira as nossas dicas:

  • Use os óculos já ao acordar

A frequência vai fazer com que a adaptação seja mais rápida. Além disso, é necessário usar corretamente para que o tratamento seja eficiente. Em caso de incômodos, você pode tirar por um tempo e descansar os olhos.

  • Mova a cabeça, não apenas os olhos

Para evitar a tontura por causa da mudança rápida de foco ao virar os olhos, é interessante movimentar a cabeça e os ombros em conjunto com os olhos, fazendo com que não fiquem desprotegidos das lentes.

  • Limpe as lentes com regularidade

É essencial manter as lentes sempre limpas. Utilize água corrente, e nada de água gelada ou quente. Quer entender melhor? Nós explicamos tudo no nosso artigo sobre cuidados com os óculos no dia a dia.

  • Não deixe os óculos com as lentes para baixo

Deixar as lentes para baixo pode resultar em danos e riscos. Se não puder guardar na capinha de óculos, posicione sempre as lentes viradas para cima, evitando atritos. 

Lembre-se: o importante é optar por óticas de grande qualidade e equipe capacitada. Escolher óculos sem qualidade pode danificar a sua visão. Conte com a Ótica Econômica! Nós temos uma variedade enorme de modelos e lentes. Somos referência no mundo dos óculos e vamos te guiar em direção a saúde ocular completa. Fale conosco!

Facebook Comments

Menu