Diferentes tipos de lentes: qual escolher?

A saúde dos nossos olhos é muito importante, mas muitas vezes há uma grande negligência com os óculos utilizados. Mesmo não sendo os ideais, com a melhor qualidade ou mesmo suficientes para o nosso problema, ignoramos aquelas dores de cabeça por acharmos que os sintomas não nos incomodam tanto ou não termos ideia do quanto podem progredir. 

Independente do grau de irritação e cansaço ou da atual gravidade do seu caso, as suas necessidades visuais precisam ser sempre cuidadas, pois essas sensações podem piorar e aumentar o grau  do seu problema refrativo ao longo do tempo. A saúde dos seus olhos precisa ser sempre levada a sério. 

Por isso, fique atento: a lente que está usando é realmente a ideal? Confira aqui os diferentes tipos de lente e como escolher a melhor!

Lentes: como escolher a ideal?

É claro, o essencial é sempre optar pelo tipo correto de lente para o seu erro refrativo. Por isso, é indispensável o diagnóstico do médico oftalmologista. Caso a resposta seja mais de uma opção, é importante entender bem como funcionam as lentes. Lembre-se de ter cautela, pois a escolha vai determinar o descanso para os seus olhos e a sua cabeça, além da correção indispensável para o seu problema de visão. Por isso, vamos abordar como escolher o tipo ideal!

Conheça os tipos de lentes de óculos

Por mais que existam tipos de lentes diferentes, algumas são específicas para o seu problema refrativo, que pode ser miopia, hipermetropia, presbiopia ou astigmatismo. Agora vamos informar as diferenças: 

As lentes simples

As lentes simples são usadas para presbiopia (conhecido como “vista cansada”) e também em “óculos para leitura” ou “óculos para descanso”. Normalmente, corrigem problemas como miopia, miopia junto com astigmatismo, miopia e hipermetropia, ou apenas hipermetropia isolada. 

As lentes bifocais

As lentes de óculos bifocais também podem ser usadas para pessoas “com vista cansada”, mas em casos de adultos, normalmente com mais de quarenta anos. São bifocais porque têm  campo para longe e para perto. Seu custo normalmente não é alto, mas a visão não pode ser intermediária, apenas para longe e perto em uma mesma lente. 

As lentes multifocais

As lentes multifocais também podem ser chamadas de progressivas. Diferentemente das bifocais, elas corrigem a visão para diferentes distâncias: longe, perto e em uma distância média. Também são utilizadas para presbiopia, mas dessa vez de forma progressiva (por isso o nome), ou seja, não existe uma linha divisória entre os campos. A tecnologia é mais moderna do que as lentes bifocais, e esteticamente é melhor.

As lentes regressivas ou ocupacionais 

Para pessoas que passam muito tempo no computador, as lentes regressivas talvez sejam a melhor opção. Elas possuem um campo intermediário bastante amplo, situado na parte superior da lente. Na parte inferior, está a correção da visão de perto. 

As lentes prismáticas

As lentes prismas são funcionais quando os dois olhos não estão alinhados, como é o caso de pessoas com estrabismo. Nessas situações, a lente desvia os raios de forma controlada, causando um alinhamento para que as imagens não venham duplicadas (diplopia). 

As lentes de alto índice

Essas lentes têm um alto índice de refração e são mais finas e leves, por isso com melhor apelo estético. São lentes capazes de direcionar bem os raios de luz para ajudar a corrigir a visão de pessoas com necessidade de graus mais altos. 

Não esqueça o quanto é importante também saber quais são os materiais e tratamentos especiais que podem proporcionar maior conforto à sua visão. As lentes de policarbonato, por exemplo, são normalmente indicadas para pessoas com graus mais baixos, pois servem para lentes leves. É interessante aliar as lentes de alto índice ao tratamento antirreflexo. Também há muitos tratamentos que ajudam na praticidade, como anti-embaçante e anti-engordurante. O importante é que, quando os seus olhos estiverem cansados ou a cabeça doer, você deve trocar as lentes e optar sempre pela maior qualidade para a sua visão. Quer saber melhor quando trocar os óculos? Confira o nosso artigo. 

Ao escolher uma lente, o essencial é pensar na adaptação adequada ao seu tipo de erro refrativo. É muito importante a certificação de que o local de compra preza pela qualidade e comprometimento com a sua saúde, trabalhando com marcas confiáveis e profissionais especializados. 

A Ótica Econômica trabalha com as principais marcas, tecnologias de alta qualidade e métodos modernos de análise do seu problema ocular. Conte com nossa equipe qualificada para encontrar as lentes ideais para você. Somos especialistas em cuidar bem da sua visão!

Facebook Comments

Menu