Mitos e verdades sobre as lentes de contato

Está pensando em substituir os óculos de grau pelas versáteis lentes de contato? Nós estamos aqui para tirar as suas dúvidas, esclarecendo alguns mitos que giram em torno dos usos das lentes para te deixar mais tranquilo.

É importante lembrar que, para usar as lentes, é necessário passar por consulta com oftalmologista. Confira o nosso artigo e saiba mais!

Os benefícios das lentes de contato

As lentes de contato são grandes facilitadoras da vida dos que precisam de apoio para a visão, mas não desejam usar óculos. É a forma mais eficiente de não abrir mão da saúde dos seus olhos. 

Muitas pessoas também preferem as lentes pelo efeito estético, dado que não adicionam visualmente nenhum acessório ao rosto, dando uma impressão mais natural. 

Além disso, as lentes têm alguns benefícios práticos, como: podem ser usadas  mesmo na praia,  sem deixar marcas no rosto, também não quebram e nem escorregam, ideais para quem pratica esportes. 

Mas, é  importante lembrar que as lentes de contato exigem alguns cuidados especiais para que seja mantida a segurança dos seus olhos. O ideal é se informar com especialistas, entendendo o que é verdade e o que é mito.

Os mitos e verdades sobre lentes de contato

Nós queremos esclarecer as verdades quando o assunto é lente de contato, para te ajudar a escolher com calma e tranquilidade o que é melhor para os seus olhos. 

Todo mundo pode usar lentes de contato 

De fato, as lentes são bem versáteis e adaptáveis, e existem lentes de contato para todas as necessidades. Porém, é preciso lembrar que, por vezes, os óculos ou diferentes tipos de tratamento são melhores para cada caso, o que deve ser avaliado através da realização de exames oftalmológicos completos.

Existe apenas um tipo de lente de contato 

É mito. Existem lentes para todas as necessidades, desde as convencionais (duram até um ano), às que devem ser descartadas todo mês, de duas em duas semanas, ou mesmo diariamente. Existem lentes gelatinosas, híbridas, rígidas, esféricas, tóricas, para miopia, hipermetropia, astigmatismo e etc. 

Somente um oftalmologista pode prescrever lentes de contato

Como falamos, você só poderá optar pelas lentes após exames oftalmológicos com o médico, pois ele é o profissional que vai identificar as suas necessidades, avaliando quais lentes são ideais para o seu caso.

É preciso higienizar as suas lentes

A higienização deve ser feita todos os dias, com soluções específicas que limpam e conservam as lentes. É importante prestar atenção nesse tópico, pois é um passo necessário para o uso, já que  evita infecções e outros problemas trazidos pelos microorganismos. 

Dormir com as lentes é ruim para a visão 

Existem vários microorganismos que podem entrar em contato com as lentes, que ficam em contato direto com os seus olhos. Quando você dorme com as lentes, aumenta o risco de contrair fungos, bactérias e outros problemas. Além disso, os seus olhos precisam respirar, ou as suas córneas ficarão ressecadas.

O ideal é retirar as lentes antes de se maquiar 

Esse passo, que também deve ser tomado antes de remover a maquiagem, evita que resíduos entrem nas suas lentes, córnea e etc.

Lentes de contato são desconfortáveis ou causam dores

As lentes só causam incômodo se você estiver utilizando de forma errada, ou não precise utilizá-las. Cansaço, coceira, lacrimejamento e outros problemas são sintomas de que há algo errado. A cefaleia, inclusive, pode ser causada por várias outras explicações que não são as suas lentes.

Lentes de contato são caras 

É mito. A popularização do produto reduziu bastante o custo e as opções atuais são muito diversas, variando de acordo com as necessidades dos seus olhos.

As lentes de contato são uma boa alternativa aos óculos de grau, mas é normal que o seu uso leve ao surgimento de muitas dúvidas, já que elas ficam diretamente em contato com os olhos. 

É importante saber usar as suas lentes de contato para cuidar da saúde dos seus olhos. As lentes de contato podem ser as suas grandes amigas, só dependerá dos seus cuidados com a higiene e bom uso, seguindo as recomendações do médico. É para isso que estamos aqui: para te guiar na jornada da saúde completa dos olhos. A Ótica Econômica tem as lentes de contato que você precisa, com a melhor qualidade e o melhor preço!

Facebook Comments

Menu