Óculos de sol falsificados: como eles podem prejudicar a sua saúde ocular?

Item necessário nos dias de verão, amamos os óculos de sol para trazer mais estilo ao visual. Há quem goste inclusive de ter vários modelos, para combinar com diferentes momentos e tipos de roupa. Mas, além da estética, os óculos de sol exercem uma função muito mais importante: a proteção. 

Por que não usar óculos falsificados? 

Os óculos de sol protegem os seus olhos dos danos causados pela exposição aos raios ultravioleta (UV). A exposição ao sol é ainda maior no Brasil quando comparada a sua incidência em outros países, pois em várias cidades temos luminosidade durante o ano inteiro, privilégio que existe por causa da nossa proximidade à linha do Equador.

Está aí o principal motivo para não usar óculos de sol falsificados: seu custo muito barato existe porque eles não protegem contra os vários problemas oculares causados pela desproteção ao sol (a exposição aos raios UV, UVB e UVA). 

Óculos falsos ainda podem ocasionar outros problemas graves, pois tiram a proteção natural que os olhos têm contra a luminosidade: a sua pupila, com a entrada da luz nos olhos, se fecha, ajustando-se para controlar o quanto de luz entra, mecanismo que não acontece quando usamos óculos de sol falsos. Muitos especialistas dizem que é melhor nem usar óculos do que utilizar os falsificados.

Três doenças que podem ser causadas com a exposição excessiva ao sol

Além dos perigos já citados, há algumas doenças específicas que podem ser causadas pelo uso contínuo de óculos de sol falsificados. São exemplos:

Queimadura de córnea

A queimadura da córnea pode ser causada pela superexposição aos raios ultravioleta, causando muita dor e inclusive cegueira temporária. A doença é comparável à queimadura da pele.

Catarata 

Muitos estudos científicos apontam que a contínua exposição desprotegida ao sol pode causar danos que contribuem para ocorrência da catarata. Essa doença é uma das principais causas de cegueira, com perda da transparência do cristalino, lente natural que propicia o foco dos nossos olhos.

Olhos secos

A alta exposição ao sol pode causar a secura nos olhos. O problema pode ser em um dos olhos ou em ambos, e acontece quando não existe lubrificação em quantidade ou qualidade suficiente, deixando os olhos desprotegidos contra possíveis infecções, poluição e outros problemas. Os olhos secos também geram vários sintomas, como coceira, desconforto, ardência e outros.

Essas são apenas algumas das doenças que a exposição desprotegida ao sol pode causar aos seus olhos. Fotoceratite ou ceratite, câncer nos olhos, pterígio e conjuntivite crônica também podem ser desencadeados direta ou indiretamente, a curto ou longo prazo, pela incidência da luminosidade. Mas, além de usar óculos com proteção adequada, quais outros cuidados devemos tomar?

Você sabia? Os óculos de sol têm prazo de validade!

Trocar os óculos de sol é outro cuidado importante para prevenir doenças oculares. Sim, óculos de sol têm prazo de validade! Oftalmologistas recomendam que os seus óculos sejam trocados em até dois anos, pois os raios ultravioletas enfraquecem a proteção das lentes. Para saber se os seus óculos atingiram a validade, leve-os para serem testados no aparelho que analisa a proteção UV em óticas qualificadas. 

Lembre-se: de fato, os óculos falsificados costumam ser barateados, mas há muitos óculos caros que não são apropriados e não oferecem proteção alguma. O importante é que tenham filtros UVA, UVB, certificação de originalidade, com lentes testadas com aparelho que analisa a proteção UV e classifica a categoria dos óculos de sol.

As armações também são importantes para que os óculos durem, então é importante ter um serviço de alta qualidade, com tecnologia de ponta especialmente para cuidar dos seus olhos. Não perca tempo e saúde com óculos falsificados: pode parecer barato agora, mas vai custar caro para os seus olhos. A Ótica Econômica proporciona as melhores marcas com o melhor preço, seja em óculos de sol ou de grau. Fale conosco!

Facebook Comments

Menu