Os cuidados essenciais com a sua visão

Os olhos nem sempre são temas centrais quando o assunto é saúde, mesmo sendo essenciais para as nossas ações diárias. 

Por entender a importância desse tema que nem sempre é tratado do modo necessário, hoje queremos falar sobre os devidos cuidados com a visão para manter tudo funcionando muito bem no seu corpo

Boa leitura!

A importância de cuidar da visão regularmente

Na era moderna, estamos sempre em frente às telas: computadores, smartphones, tablets e mais. Os olhos sempre focados acabam secos, o que pode resultar em muitos problemas.

Os cuidados diários com os olhos sempre foram essenciais para proteger a visão, e se tornaram ainda mais com o novo ritmo que as pessoas enfrentam diariamente. Com a devida proteção, relaxamos e hidratamos os nossos olhos, e até diminuímos a possibilidade de termos que usar óculos.


Para cuidar da visão, é necessário visitar regularmente um oftalmologista (ao menos uma vez por ano em caso de não ter problemas de vista; caso tenha, deve visitar semestralmente). Assim, você realiza os exames periódicos e mantém a certeza de que a sua visão está saudável, dado que muitos problemas oculares não apresentam sintomas.

Se você usa óculos, é necessário observar se o grau está atualizado, principalmente se estiver sentindo dores de cabeça ou quaisquer outros sintomas. Segundo a Organização Mundial de Saúde, pelo menos 50 milhões de brasileiros sofrem de algum problema nos olhos, com 60% de casos de cegueira e deficiência visual – problemas que, se forem tratados com antecipação, podemos evitar.

Cuidados essenciais com sua visão diariamente 

Para que você entenda melhor como agir na prática, nós vamos listar alguns cuidados:

  1. Use óculos de sol diariamente

Devemos usar óculos de sol diariamente, mesmo em dias nublados, pois protegem os nossos olhos dos raios ultravioletas que podem causar diversas doenças. Os óculos devem ser originais e ter as devidas proteções, como lentes antirreflexo, que evitam as tensões também das luzes artificiais.

Se quiser entender mais sobre quais exigências você precisa ter com os óculos de sol, confira aqui.

  1. Tenha cuidado com a maquiagem

A maquiagem pode mexer com a higiene dos seus olhos e causar irritações, então é importante retirá-la antes de dormir ou ao chegar do trabalho, evitando que os cosméticos entrem nos seus olhos. 

Além disso, a maquiagem pode atrapalhar a produção da lubrificação dos olhos pelas glândulas da pálpebra. O ideal é manter sempre os olhos sem resíduos de quaisquer cosméticos, inclusive hidratantes, esfoliantes ou loções para o rosto. 

Muitas vezes, os cosméticos podem causar inflamações, então fique atento à validade, à composição e se a maquiagem é antialérgica. Os pincéis e quaisquer outros materiais que toquem os olhos também devem ser higienizados para que não armazenem bactérias.

  1. Lave bem os olhos

Os olhos devem ser lavados ou limpos diariamente: na área ao redor, nos cílios, nas pálpebras ou em outros espaços que reúnam secreções. Essa simples atitude pode evitar, por exemplo, a conjuntivite. 

Para não irritar os seus olhos, use cotonetes umedecidos com soluções adequadas para a região. Massagens na área exterior dos olhos também são interessantes.

  1. Não use colírios sem orientação médica

Os colírios também são remédios e não devem ser usados sem orientação médica. Há casos em que os colírios são indicados, e casos em que são contra indicados, e só os oftalmologistas saberão dizer qual é a sua situação.

Além disso, o uso do colírio sem indicação médica pode apenas aliviar os sintomas da doença, fazendo com que você não busque um oftalmologista para resolver o seu problema.  

  1. Olhe para longe e feche os olhos durante o dia

Essas simples atitudes vão relaxar os seus olhos. Olhar para longe, principalmente quando os seus olhos estão vidrados na tela, é um exercício que ajuda a prevenir doenças e o cansaço ocular, que causa dores de cabeça.

Ambas atitudes lubrificam as córneas, evitando ressecamentos, coceiras e irritações. Pisque mais e concentre-se em um ponto específico longe do computador para descansar a visão ao menos uma vez a cada uma hora.

  1. Cuidados com as lentes de contato

As lentes de contato devem ser higienizadas corretamente antes e depois de utilizadas. Seja minucioso e siga todas as orientações do oftalmologista e do fabricante, pois um deslize pode prejudicar o uso das lentes e a proteção dos seus olhos.


O estojo também deve ser limpo antes de receber as lentes. Fique de olho também nos prazos de validade do objeto para prevenir riscos. Quer entender mais sobre as lentes de contato? Nós falamos aqui sobre os mitos e verdades. 

  1. Ter uma boa alimentação

A alimentação está totalmente ligada à saúde dos olhos, pois várias doenças oculares podem ser prevenidas com alimentos adequados. O peixe, por exemplo, é rico em várias vitaminas (A, B, D e E) e Ômega 3, essenciais para o funcionamento e a oxigenação dos olhos. Essas vitaminas também combatem o envelhecimento ocular e fortalecem a visão.

Zinco, Luteína e Selênio são outros nutrientes que não podem faltar na dieta dos olhos. Além disso, hipertensão, diabetes e colesterol alto são problemas que devem ser levados em consideração na ida ao oftalmologista.

  1. Tenha cuidado com as telas

É verdade que as telas podem prejudicar a sua visão, principalmente causando incômodos que podem ser frequentes: coceiras, olhos secos, visão turva, dores de cabeça e outros sintomas.

O ideal é utilizar óculos com filtros para as luzes azuis, que são as radiações emitidas pelas telas e grandes causadoras das irritações oculares. Também recomendamos uso de colírios para ajudar na lubrificação e pausas de 20 minutos entre um trabalho e outro na frente da tela. 

Com a idade avançada, precisamos cuidar ainda mais da vida dos nossos olhos, pois são necessários mais recursos para manter tudo em ordem. Por isso, também devemos conhecer o histórico da nossa família nas doenças oculares. 


Isso não significa que os jovens devem ser deixados de lado quando o assunto é o cuidado com a visão: as crianças devem ser conscientizadas desde cedo, principalmente com a frequência com a qual atualmente também estão vidradas nas telas. 

Falamos sobre como ajudar as crianças com os óculos novos neste artigo. Confira para saber como conscientizar os filhotes! 

É claro, pessoas que necessitam de lentes ou óculos para correção de grau devem prezar sempre pela qualidade das lentes e dos materiais. Também fique atento ao momento de trocar os seus óculos

Se você seguir esses mandamentos, pode evitar muitas dores de cabeça. Não hesite em incorporar essas atitudes na sua rotina e manter a leitura das nossas dicas aqui no blog. Lembre-se de visitar o médico regularmente e contar com equipe especializada para os cuidados com os olhos. 

Você precisa de olhos saudáveis para viver bem! Aqui na Ótica Econômica você terá o melhor cuidado capacitado e humanizado para a sua saúde ocular. Estamos com os nossos clientes em todas as etapas! Fale conosco.

Facebook Comments

Menu