Quais são os problemas de visão mais comuns?

Segundo o IBGE, mais de 35 milhões de brasileiros (20% da população) têm algum problema de visão. Os olhos grudados nas telas, óculos falsos ou de má qualidade e fumo são algumas das causas que contribuem para a frequência dos distúrbios dos olhos no país.

Não devemos falar de problemas de visão sem lembrar que as possibilidades são muitas, e que é preciso ficar atento, consultar um oftalmologista e saber, ao menos superficialmente, sobre as doenças mais comuns.

A importância dos olhos

Muitas doenças podem causar desconfortos, a diminuição da nossa capacidade visual ou até a perda definitiva da visão. Desde envelhecimento até herança genética, as causas são variadas, mas é preciso falar sobre a importância dos olhos para que a conscientização gere o cuidado.

Os olhos são responsáveis por 80% das informações que o cérebro de uma pessoa processa. Ou seja, a qualidade da sua visão determina a qualidade das informações que você recebe sobre o mundo!

Usamos os nossos olhos para o trabalho, diversão, estudo, nos ajudar na nossa segurança e muito mais. Eles necessitam de um cuidado especial para evitar problemas que danifiquem a sua qualidade de vida. 

É válido  lembrar que os avanços tecnológicos na área da saúde permitem que muitas doenças sejam curadas ou tratadas. Esses problemas podem aparecer em qualquer idade, o importante é conseguir identificar, buscar apoio médico e tomar os cuidados devidos.

Os principais problemas de visão

Agora vamos te apresentar alguns dos principais problemas de visão:

Miopia 

A miopia está entre os problemas de visão mais conhecidos. Trata-se da dificuldade de enxergar objetos à certa distância, resultando em falta de nitidez. A miopia ocorre por causa de um erro refrativo no qual as imagens são formadas na frente da retina ao invés de diretamente na retina. Um dos sintomas são as fortes dores de cabeça.

Hipermetropia 

A hipermetropia é o oposto da miopia, sendo caracterizada pela dificuldade de ver de perto, quando a pessoa enxerga os “objetos borrados”. Nesse caso, os raios de luz convergem “atrás” da retina. Na maioria das vezes, a hipermetropia já nasce com o indivíduo, e é comum que ele sinta dificuldade de concentração.

Astigmatismo 

O astigmatismo, uma doença dos olhos que também costuma ser muito falada, é a visão turva mais ligada aos contornos, linhas e formas, tanto de perto quanto de longe. É comum que esteja associado à miopia ou hipermetropia, e acontece quando o foco está em múltiplos pontos ao invés de uma única focagem.

Glaucoma 

O glaucoma é o aumento de pressão nos olhos, o que provoca dores. Um dos sintomas pode ser a má visão noturna, mas acarreta em perda visual progressiva, começando por pontos cegos, principalmente nas laterais. Pode ser gradual ou repentino, e é causado por danos nas fibras nervosas. 

Catarata 

A catarata é muito frequente em idosos, pois faz parte do envelhecimento dos nossos olhos. É a principal causa da cegueira, acontece por causa da opacidade do cristalino, e causa visão embaçada

Conjuntivite 

Uma doença comum, principalmente durante o verão, pois é bastante contagiosa. A conjuntivite é causada pela inflamação da conjuntiva, por causas variadas: alergias, infecções por bactérias, vírus, fungos e etc. Os sintomas incluem olhos lacrimejantes, olhos vermelhos, fotofobia, edema e sensação de corpo estranho na parte interna dos olhos. 

Como prevenir os problemas de visão?

Muitas doenças oculares podem ser evitadas com algumas medidas preventivas, por isso queremos te dar algumas dicas:

  • Use óculos de sol com lentes de qualidade e proteção contra raios ultra-violetas;
  • Dê pausas após grandes períodos usando celulares e computadores e evite utilizá-los no escuro;
  • Nunca use óculos de grau falsificados;

Lembre-se que óculos falsificados podem prejudicar a sua saúde ocular

  • Tenha o acompanhamento de um oftalmologista e de óticas qualificadas para a saúde dos seus olhos.

Se tiver mais dúvidas, você pode também conferir vários dos nossos artigos, que podem te ajudar:

Como saber se o seu filho precisa de óculos?

Conheça mais sobre lentes

Quando trocar os seus óculos?

Aqui apresentamos alguns dos principais tipos de problemas de visão, mas consultar um oftalmologista é a única forma de diagnosticar adequadamente como está a saúde dos seus olhos. Ele também é o profissional adequado para determinar qual o grau e qual lente deverá ser utilizada. 

Visite regularmente o seu médico, invista em lentes confiáveis e em profissionais qualificados para cuidar da saúde dos seus olhos. Estamos  aqui para te ajudar nesse processo! Conte com a Ótica Econômica para encontrar os melhores produtos pelo melhor preço. Fale conosco! 

Facebook Comments

Menu