Qual os tipos de óculos ideais para cada formato de rosto?

Não é fácil escolher os óculos ideais, principalmente porque em uma decisão tão importante nos gera muitas dúvidas. Os seus óculos vão te acompanhar todos os dias e precisam combinar com os seus looks enquanto oferecem conforto e bem-estar. Existe muita variedade e, às vezes, por mais que gostemos de um tipo, ele nem sempre vai “vestir” bem em nós. Já falamos sobre as tendências de armações que estão na moda para você descobrir a que mais se adequa ao seu estilo, mas queremos continuar te ajudando nessa escolha. Isso porque sabemos que, por mais que certos óculos pareçam tão bonitos para nós, cada formato de rosto se adequa a uma armação diferente, e você com certeza ficará mais bem vestido com a forma ideal para o seu rosto.

Como descobrir o meu tipo de rosto?

Falando de modo geral, existem seis formatos de rosto: oval, em forma de coração, longo/comprido, quadrado, redondo e triangular. Nem sempre é fácil saber o nosso tipo de rosto, e ele pode até mesmo se alterar ao longo da vida, como quando amadurecemos, ganhamos ou perdemos peso. 

Para te ajudar a descobrir qual é o seu tipo de rosto, indicamos alguns meios:

Marque em um espelho ou em uma fotografia

Fique de frente para um espelho. Prenda o seu cabelo para afastá-lo do rosto. A linha do cabelo será a extremidade superior, enquanto a linha do queixo será a extremidade inferior. Trace o contorno do seu rosto no espelho com um marcador que não seja permanente (solúvel). Quando você olhar para a forma no espelho, poderá comparar com os formatos de rosto mais conhecidos. Você pode fazer o mesmo com uma fotografia, utilizando inclusive um programa simples como o Microsoft Paint para marcar o contorno.

Meça com fita métrica

Esse é um método mais complexo, mas também mais assertivo. Você vai usar uma fita métrica bem esticada para medir o seu rosto. Não passe a fita no contorno do nariz, apenas estique em frente ao seu rosto de forma bem reta e direta. Meça a largura da testa, das bochechas e do maxilar, depois veja o tamanho de toda a altura do rosto.

  • Caso seu rosto seja oval, ele tem a testa mais larga do que o maxilar, e é mais comprido. 
  • Se o seu rosto tiver o formato de coração, a sua testa é mais larga do que a sua bochecha, que é mais larga do que o seu queixo. 
  • Se o seu rosto for longo, naturalmente será mais comprido do que largo e também será estreito nas maçãs. 
  • Caso o comprimento e a largura sejam bem semelhantes, ele é quadrado.
  • Em um rosto redondo, a medida vai ser larga e comprida, mas o maxilar e a testa serão mais estreitos. 
  • No rosto triangular, a testa é apenas levemente estreita, as maçãs do rosto têm certa largura e o queixo é afunilado e retilíneo.

Qual armação para qual rosto?

Agora que você já deve saber qual é o seu tipo de rosto, vamos aos formatos de óculos:

O rosto oval

O rosto oval se dá muito bem com muitos estilos de óculos, mas é interessante que use e abuse das armações que são mais pontudas em cima, com uma largura próxima à parte mais larga da face. Alguns estilos bons são: óculos de gatinho, aviador e as armações mais grossas em cima, como a browline.

O rosto em formato de coração

Uma armação quadrada ou retangular sempre se encaixa muito bem com o rosto em formato de coração, por serem proporcionais e elegantes. As armações ovais menores ou redondas trazem delicadeza, enquanto óculos de aro fino/meio aro suavizam muito a aparência. Caso queira maior destaque, pode apostar em armações de gatinho, por exemplo.

O rosto longo

O rosto longo vai bem com uma variedade enorme de armações, mas normalmente pede também modernidade. Então indicamos as armações mais largas e ainda mais altas, com linhas sóbrias. Se quiser suavizar a altura do seu rosto, utilize armações arredondadas, ovais e delicadas.

O rosto quadrado

Os rostos quadrados ficam muito bem de armações redondas, então você pode apostar muito no hipster e vintage, por exemplo. Os óculos ovais ou de cantos arredondados também são uma boa ideia, pois o seu rosto provavelmente já tem linhas marcantes e essas armações são suaves. Mesmo para óculos de grau, você pode apostar no mais despojado e esportivo.

O rosto redondo

Para os rostos redondos, podemos contrastar com armações quadradas, retangulares, elegantes e estilosas. Pode apostar nos designs marcantes, angulosos, retilíneos, escuros, com bastante aro ou até transparentes. Abuse das armações Wayfarer, estampas e até aviadores.

O rosto triangular

O rosto triangular se dá muito bem com armações quadradas, em forma de gota, estreitas e ovais. Nas cores, você pode confiar no básico, tons metálicos, modelos meio aro, transparentes ou neutros. Caso queira destacar ainda mais a parte de cima do seu rosto, pode usar uma armação de gatinho, mas se preferir tentar alargar seu queixo, aposte em óculos menores.

Já conseguiu identificar qual tipo de óculos é o melhor para o seu rosto? Se ainda tiver dúvidas, não se preocupe. É papel do consultor ótico ajudar você na jornada em direção à saúde dos seus olhos aliada ao estilo ideal. A Ótica Econômica entrega o melhor atendimento com muita qualidade, conforto e beleza só para você. Tudo isso com ótimos preços! Fale com a nossa equipe.

Facebook Comments

Menu