Quando trocar os meus óculos?

Às vezes trocamos os óculos quando enjoamos da armação, queremos repaginar o visual, ou as lentes já estão muito arranhadas, outras vezes, nunca trocamos, mesmo sabendo que não devem mais estar ajudando a nossa visão. É claro, é preciso prestar atenção e cuidar bem da saúde dos nossos olhos. Por isso, vamos te dar algumas dicas para saber, afinal, quando devemos trocar os óculos?

Os seus óculos estão adequados à sua visão?

Mesmo usando os óculos você tem sentido dificuldades para enxergar? Dores de cabeça constantes e necessidade de forçar a vista para realizar tarefas do dia a dia significam que você deve fazer novos exames de vista, pois o seu grau pode ter mudado.

Esse é o principal motivo para você ficar sempre atento na manutenção dos seus óculos, pois os óculos que não oferecem a correção adequada afetam a sua visão e a sua qualidade de vida de forma negativa, podendo até desencadear um problema irreversível no longo prazo.

Desconfortos e sintomas constantes

Quando as nossas lentes estão erradas, às vezes o nosso corpo nos avisa isso em forma de alguns incômodos:

  • Dores de cabeça;
  • Náuseas, enjoo, tonturas ou vertigens;
  • Cansaço nos olhos;
  • Desconfortos visuais;
  • Dificuldade para enxergar;

A progressão do seu grau

Todos esses sintomas podem significar que o seu grau progrediu ou as suas lentes já não são mais suficientes. Lembre-se: a miopia mal corrigida pode realmente tornar a pessoa mais míope e, para perdas de visão relacionadas com a idade, lentes erradas podem provocar mal estar. 

Lentes desgastadas ou problemas na armação

O tempo vai passando, é comum aqueles arranhões na lente que acontecem sem querer, e vamos vivendo e achando que óculos desgastados não são um grande problema… Erro muito comum e prejudicial para a saúde dos seus olhos, inclusive quando se trata de óculos de sol.  Invista em armações e lentes de qualidade para não enfrentar problemas mais graves depois!

Sim, lentes têm prazo de validade!

As lentes e armações têm prazo de validade: normalmente, dois ou três anos. As lentes de contato têm ainda menor prazo de validade! Depois disso, a resistência diminui e eles arranham ou são danificados mais facilmente. Mas é importante lembrar que nem sempre a troca de óculos é uma questão de desgaste ou tempo, mas a forma como os seus olhos reagem às lentes que você usa.

Check-up com o oftalmologista

Você comprou um óculos e pronto, resolveu… Agora a próxima consulta só em dois anos! Errado, não é? É necessário procurar o oftalmologista independente de sentir desconforto ou querer necessariamente trocar os óculos. É ideal que a visita ao médico seja feita ao menos uma vez por ano. 

A ideia é cuidar dos seus olhos de forma consciente, não “empurrando com a barriga”, pois você precisa – e muito – que eles estejam saudáveis e bem. Conte com a Ótica Econômica para cuidar da saúde da sua visão!

Facebook Comments

Menu